segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Alexandre Mihanovich - Trio

Há algumas semanas atrás estive em Säo Paulo, como de costume, tento pegar a programaçäo "jazz" da semana. Dessa vez eu tive a oportunidade de assistir e conhecer Alexandre Mihanovich, um encontro que eu aguardava e que meu "informante musical" disse que "mais hora ou menos hora" ia acontecer. Ele também me garantiu que eu iria cair da cadeira, e de fato.
O show aconteceu dia 09 Ago. No bar "Ao vivo" em Moema; e ter visto a performance Mihanovich abalou minha estrutura musical.
A especialidade do Alexandre é o jazz, a linguagem dele é toda voltada ao jazz. Ja vi muitos guitarristas ao vivo, mas com essa linguagem específica, eu nunca havia visto!
É a linguagem de guitarristas que soam como pianistas! Para quem entende um pouco, sabe que isso é muito difícil. Uma vez  disse Rafael Rabello (violonista):
- Näo é fácil solar no violäo, é bem desconfortável, esse instrumento foi feito pra acompanhamento, näo foi feito pra solo, é um esforço.
 Apesar de se tratar do violäo, na guitarra é parecido, apesar das tentativas de facilitar como a abertura no final das escalas, e por ser a guitarra um instrumento elétrico, a amplificaçäo é menos complicada do que o violäo.
Na formaçäo, trio de guitarra, baixo, e bateria, o guitarrista tem que dar conta da harmonia e da melodia, no tema e no improviso.
Me impressionou a forma como ele deu conta dos temas com block chords, os improvisos, o volume, a pegada "wes montgomery", aliás, eu nunca tinha visto alguém adotar essa técnica "wes".
Ver um cara muito bom tocar tem suas consequências.
1- Lado Ruim: Você é lembrado que é uma merda.
2- Lado bom: É um Incentivo a pesquisar estudar, conhecer.

Depois de cair da cadeira,
Sai de la transformado, transtornado, näo sei ainda!

Thiago Alves e Jonatas Sansäo vejo quase toda vez que estou em Säo Paulo, e continuo me impressionando, como sempre!

TRIO VIDEO
Alexandre Mihanovich - guitarra
Thiago Alves - baixo acústico
Jonatas Sansäo - bateria

 
Nesse vídeo, Alexandre Mihanovich esta acompanhado de outra Gig, mas confira a levada!


2 comentários:

CarlosRobertoRochaIII disse...

Alexandre Mihanovich consegue rearranjar suas influências mais notórias que são
Wes Montgomery,George Benson e consolidar seu vocabulário fraseológico.
Parece simplista esta minha colocação mas acredito que a grande maioria dos músicos que
gostam de jazz não só no Brasil padecem deste mal que é a falta de um
"vocabuario fraseológico" que é conseguido com muito trabalho e disciplina.
O Helinho Delmiro do Rio é um músico que conseguiu desenvolver um "corpo fraseológico"
muito precocemente;não é a toa que êle tocava com músicos como Vitor Assis Brasil(sax alto),
o pianista Fernando Martins(Tião Fernando) e muito outros.
Acredito que Alexandre caminha lado a lado com o Delmiro no quisito improvisação.
Não tive a honra de assistir ao vivo;conheci através de um CD da BissamBlazz e
posteriormente pelo YouTube e através do seu blog vou dar um pulo em São Paulo para
assisti-lo.
Abraço de outro guitarrista
Carlos Roberto Rocha(nick CRRochaGuitar)

World Music and Cult disse...

Obrigado pelo comentário Carlos,
Também gosto muito do Hélio Delmiro, Lula Galvão .. E do Alexandre.
A musicalidade que eu senti do Mihanovich, é uma musicalidade genuína, não uma linguagem "papagaina". Ao mesmo tempo, a virtuose não é usada como forma de "grade conhecimento musical", ela simplesmente aparece na hora que tem que aparecer.
O Alexandre também gravou nas primeira formação da Soundscape Big band.
Além de um grande guitarrista, ele também é um grande figura, cheio de vivências e histórias para contar.
Sem dúvida, um dos mais conceituado Guitarrista do nosso tempo!

Marcadores

Contador

Seguidores

Arquivo do blog

Twitter