domingo, 26 de junho de 2011

Lucianohuckatizaçao

NO programa "Lobotomia" do lobao na Mtv, Rafinha Bastos inventa o termo "Lucianohuckalizaçao" para criticar o politicamente correto. 

rsssssssssssssss
Lobao:
- Eu percebi, fora isso, tem uma coisa meio Lucianohukzada desses Vloguers que fica ai com esse topetao, mas ... é o coco do cavalo do bandido!!!





Esses vídeos inspirou Rodrigo a escrever: A "lucianohuckzaçao" da vida. No Blog Escrevedores.
http://escrevedores.wordpress.com/2011/06/20/a-%E2%80%9Clucianohuckzacao%E2%80%9D-da-vida/



Não sei se vocês perceberam, mas o mundo anda meio chato. Parece que as pessoas ainda não estão preparadas para a instantaneidade das informações e a mistura de culturas que nosso momento histórico vive. A internet, por exemplo, oferece a total liberdade de expressão (em tese) e é palco de muitas idéias, nem sempre aproveitáveis, mas sobre todos os assuntos.
Mas, ao mesmo tempo que existe tamanha liberdade, também há o medo de ser punido por alguma opinião considerada preconceituosa ou “politicamente incorreta”. Rá! Cheguei aonde eu queria! As pessoas estão cheias de “dedos”, com medo de serem sinceras. Isto é decorrência de uma imposição social que força as pessoas a camuflarem seus pensamentos com medo de serem rotuladas como grosseiro, ou preconceituoso.
A esse fenômeno Rafinha Bastos, em entrevista com Lobão na MTV, deu o nome de “lucianohuckzação” da vida. Acredito que seja pela figura de bom moço que o apresentador transmite ao público. De fato ele é um cara politicamente correto, homem público, casado, tem filhos, ajuda os mais necessitados de uma forma, no meu ver, que não parece sensacionalismo. Prefiro entender que o Rafinha Bastos estava homenageando o Huck e não o satirizando, mas no fundo sinto que estou enganado.
Esta ditadura dos eufemismos acaba tornando o que é simples em penoso pra quem fala e ouve. As pessoas buscam uma forma mais “carinhosa” pra falar ou se referir a alguém: o gordo vira “cheinho”, o negro vira “moreno”, a empregada doméstica vira “secretária”. Não há preconceito racial nenhum em falar Negro! Aliás é mais bonito, e os negros todos têm orgulho de sua raça: Negra! Empregada doméstica é uma profissão honrada como qualquer outra! O eufemismo sim, este é preconceituoso. Quantas vendedoras de roupas não dizem às suas clientes que estão acima do peso que estas têm um “corpão”! Ah, tenha dó!
Medidas como a Cartilha do Governo de 2005 incentivam este desconforto. Lembram? A cartilha ensinava que não deveriam ser usados termos como baixinho, moleque, malandro, cego, surdo, entre outras. Vocês acham que ‘deficiente auditivo’ soa melhor que surdo? Claro que não! Desprovido de altura? Pelo amor de Deus! Esses eufemismos são ofensivos, eles rebaixam as pessoas e fazem quem os fala sentir pena, dó.
A mais nova sensação é o estatuto do torcedor, lei que regula o direito do torcedor enquanto consumidor. O projeto inicial queria punir os xingamentos desferidos por torcedores no calor do momento de torcida. Isso é cômico para dizer que não é trágico! Eu consigo até imaginar o torcedor descontente com uma ação do juiz: “Ei juiz, o senhor é um bobalhão” ou, “Bandeirinha, você é um deficiente visual”. É ridículo! Vamos esperar que a Gaviões da Fiel e a Mancha Verde acertem suas diferenças em uma discussão pacífica com pedidos de desculpa. Em que mundo essa galera vive?
Nas últimas eleições foi proibido aos programas de humor que fizessem qualquer tipo de piada sobre os candidatos ou sobre política. Se bem que com candidatos dessa estirpe quem precisa de comediantes. O Brasil é o país da piada pronta. Como é chamada situação em que é proibido falar sobre política mesmo?… Ah! Ditadura! Ditadura do Eufemismo é o que vivemos. Vamos agir com naturalidade, gente! Se o assunto, mesmo sendo tabu, for tratado com sinceridade, naturalidade e respeito não há desconforto algum em se “dar nome aos bois”.
Quanto ao Luciano Huck, se eu fosse ele pararia de chamar os carros de “Lata Velha” antes que algum participante do quadro se sinta ofendido pelo termo e o processe por danos morais. E, sendo Brasil, ele seria condenado…
Rodrigo

6 comentários:

Roberta disse...

Rafinha, um idiota que ganhou espaço no horário nobre na TV, vira herói no Brasil. HAhaha

Anônimo disse...

ele pode falar o que ele quiser, mas vai ter que lidar com a reação do povo. ninguém ta tirando o direito de falar, mas vai ter que aguentar criticas. não vejo problema nisso.

World Music and Cult disse...

São 3 videos.
aconselho vocês verem na íntegra.

Ele é um idiota e não nega isso.
Mas ele fala muitas verdades também.

"Lamber o saco de todo mundo que vejo na minha frente, não é normal pra mim" ...

e isso ta ficando normal mesmo.

Roberta disse...

respeito não tem nada a ver com "lamber saco" ...

Anônimo disse...

pelo jeito você não lambe o saco de todos que vc ve na frente, só lambe de alguns, os mais "limpinhos". hahaha

World Music and Cult disse...

hã...
Anônimos... Sempre covardes.
Faça pelo menos como a Roberta.
Nem que for um pseudo nome.
Vou resolver isso. Editar. S discute quem tiver coragem de mostrar a cara.

Roberta.
A frase do "Lamber o saco é do Rafinha".
E fala sobre o falso respeito.
Desses que não se discorda por medo dessa nova moda, que a gente vê por aqui, onde não se pode mais discordar.

Marcadores

Contador

Seguidores

Arquivo do blog

Twitter