sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Richard Bona





Domínio!
   Essa é a palavra para tentar descrever a performance de Richard Bona, vou até mais adiante, domínio descreve ele como pessoa. Música esta no meio disso.

   Bom, primeiro, que lindo assistir Rochard Bona na minha cidade!!! Esse mês Bauru se redimiu de tantos pecados cometidos no cenário "sertäo". 

Parabéns Bauru, Parabéns SESC, Parabéns guitarisma!
Richard Bona hoje, e, Frank Gambale no Domingo (guitarisma), que semana!!! 

   Voltando pro Bona, uns dizem que ele é Senegalez, outros camaronez, näo estou bem certo, o que sei é que conheço esse multi-instrumentista de suas apariçöes pelo mundo com Pat Metheny, conhecido por encher estádios apenas por tocar jazz (eu sei, um mago!).  Encher estádio tocando jazz, só um bruxo faria isso hoje em dia e, a julgar pelo dom musical, näo é muito de se duvidar tanto do Pat quanto do Bona. 
   Enfim, conheço o Richard bona tocando jazz "World Music", já nessa formaçäo nova ele se juntou a uma gig de cubanos, e ... cubanos meu irmäo, säo todos loucos, nós ja sabemos disso. Eles säo de outra realidade musical, pela percepçäo ritmica.
   O que eu arriscaria a dizer é que a africa os influenciou muito, claro, e hoje eu pude ver o encontro da mäe com o filho!!! Um africano fazendo a mais densa Salsa-Cubana, cantando em sua lingua mäe, bona da um sotaque "World" para a filha pupila Cuba e mostra que a origem pode encontrar com seus ramos e dar muito certo, se completarem!!!
   Eu posso arriscar mais, raríssimas vezes eu vi um show täo bom, e esse esta liderando a lista! Percebi uma maturidade musical absurda, todo mundo sabe que os músicos junto do Bona incluindo o próprio, teriam condiçöes plenas de exibir um tiroteio de virtuose, e mandar ver uma chacina ali mesmo. Mas todos em favor da música, passeavam nos lindos arranjos e lindas melodias com destreza suave de execuçäo e de volume também. Claro que sobrava um tiroteio uma hora ou outra, mas era bem colocado em favor da música mesmo!
Ele brincou de fazer arpejos cantados enquanto tocava, em oitavas e depois em terças na voz
Quando quis ele mostrou virtuosismo. Mas näo pra circo, mas sim porque era hora.
Outra coisa linda foi ver Richard Bona dominar toda situaçäo do palco, de um simples jato de fumaça (efeito) ele fazia um efeito no improviso em resposta. Quando gritaram "toca Raul!! Ele simplesmente disse:  Raul?  What hell is Raul?  ( a audiência foi a loucura! eu gozei!)

- Whos is Raul?  We only play Hards stuffs! We don´t even play garota de Ipanema, this for turists! 

 Depois de falar isso, mandou só lado "F" das musicas brasileiras!
 Assum preto, Ginga (cantado), Tristeza e outras. 

Ele näo fez "sala" pra agradar, e agradou.
Com isso ele provou saber de verdade sobre música brasileira.
Minha mäo ficou feliz em cumprimenta-lo de perto.
Richard Bona é o cara.
Merece nosso respeito.


Nenhum comentário:

Marcadores

Contador

Seguidores

Arquivo do blog

Twitter