segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

1980

Eu sinto que nasci na época errada, com 13 anos eu larguei de ouvir Legiäo Urbana e bandas como Nirvana, Metallica, Guns.  Em 1990, é como se eu tivesse alma de quem nasceu nos anos 50 e suas maravilhas: carros, musicas, mulheres pin ups.
 De lá pra cá vim passando pelos anos 60, 70, e sempre achei que iria pular os anos 80 (musicalmente).
 Ja me explico. Falando de música, de forma xiita, eu sempre preferi a música acústica, no sentido de que é música feita na mäo, sem muito efeito ou algo que a torne muito eletrônica. O jazz nos torna xiita.
 Mas com a ajuda de algumas pessoas, eu me permiti conhecer as décadas.
 Quando Srta. Arielo me mostrou um rock under, no começo näo gostei näo, até porque xiita é mono, mas depois que eu peguei o fio que move o rock, entendi que primeiro vem o sentimento rock, e depois o vício de suas válvulas e ruídos e por fim a atitude, que é fruto de todo esse sentimento. Quando ela me mostrou New Order, David Bowie entäo ... eu quase bati nela.
 Enfim, näo fim falar de rock ainda, vim falar dos anos 80! Musicalmente pra mim era um ano perdido, eu sei que isso soa quase infame, principalmente para os "cult _zinhos" que adoram revestir-se de retrô na faculdade de artes de alguma UNESP por ai. Sempre tem os que realmente sabe e tem os seguidores, tive a sorte de conhecer alguém que realmente sabe. Mas enfim,  a minha visäo de música era a regra: pureza do jazz, a estética imperando mais do que uma ideologia.  Pra mim, anos 80 era o início da morte do jazz, e o nascimento da música feita no botäo.
 So quando essa regra se inverteu eu pude perceber os anos 80, e o mais curioso: quem gostava de jazz e viveu a decada de 80, odiou aquele momento. Mas quem caminhou até aqui tentando matar o xiita do jazz, percebeu que ao olhar para trás e ao analizar o eletrônico dos 80´s e comparar com o eletrônico de hoje, o primeiro é uma música eletrônica quase analógica, tudo isso porque era o começo dos sintetizadores de som, que deu origem ao teclado, essa cara vintage ficou como sotaque que marcou uma passagem histórica: o que era acústico foi virando pop eletrônico.
 Na época, o sentimento dessa mudança era de frustraçäo por parte dos "puros", mas como näo há nada que esteja täo ruim näo venha a piorar, bastava esperar até os dias de hoje, para perceber o que a "música" se tornou, para olharmos com mais carinho pro Oitentäo.
 Isso falando de estética, porque se eu for falar de sentimento näo dá nesse post. Alias näo há como entender rock e nem 80,s sem sentir o que se passou por la.
   Enfim, obrigado, eu näo poderia passar por essa vida sem passar a enxergar tudo isso.

A música que estou ouvindo pra escrever esse post.
Fall out ( Neon Indian ).

2 comentários:

flávia disse...

Obrigada pelo Srta., rsrsrs.

World Music and Cult disse...

Pois é señorita!
vc ja conhecia esse Neon Indian?
Eu gostei mto. Tem mta coisa la!

Marcadores

Contador

Seguidores

Arquivo do blog

Twitter